quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Família


O Instituto Nacional de Estatística divulgou ontem um estudo que revela que em Portugal, a proporção de famílias com filhos em Portugal atinge os 56,8%. Pouco mais de metade do total das famílias! Refere ainda que nos últimos anos a tendência é termos cada vez menos filhos!

Notícia

O conceito de família tem-se vindo, acentuadamente a diluir de uma forma crescente no nosso país e na nossa sociedade. Todos sabemos o papel importante que a família tem no crescimento de qualquer indivíduo, o carinho, a solidariedade, o amor, os valores, o afecto, aspectos singulares que dificilmente receberemos fora do sei familiar com a mesma intensidade. O estado de uma nação é o reflexo das famílias que a compõem! Segundo esta notícia, estando a família portuguesa em risco, Portugal também está em risco! Numa altura em que grandes decisões políticas são tomadas contra o conceito Bíblico de família, a sociedade mantém-se impávida e serena, congratulando-se com o falso desenvolvimento de mentalidades, porém, damos graças Deus por ainda termos no responsável máximo do nosso país uma pessoa com valores cristãos e que tem tido discernimento e clarividência e até alguma coragem de dizer isto.

"Um país sem crianças é um país sem futuro, por melhores que sejam as políticas económicas, por melhores que sejam os aeroportos, os portos, as estradas que nós tenhamos!"

"(...)a família é o primeiro espaço de afecto e solidariedade."

Jesus, durante o seu ministério, alguma vezes também falou sobre as crianças e sobre a sua sinceridade de coração, como um exemplo para cada um de nós!

" E disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor? " Mateus 21:16

Os anos passam mas as palavras de Jesus continuam actuais. Precisamos na nossa sociedade da alegria das crianças, da sua sinceridade e genuinidade e do seu amor!

"Porque das crianças vem o perfeito louvor para Deus!"

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

PEGADAS NA AREIA

" Uma noite eu tive um sonho:

Sonhei que estava andando na praia com o Senhor, e através do céu, passavam cenas da minha vida.
Para cada cena que se passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia; Um era meu e o outro era do Senhor.
Quando a última cena da minha vida passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia, e notei que muitas vezes, no caminho da vida, havia apenas um par de pegadas na areia.

Notei também que isto aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver.Isso entristeceu-me deveras e perguntei ao Senhor:

- Senhor, Tu me disseste que, uma vez que resolvesse Te seguir, Tu andarias sempre comigo, todo o meu caminho, mas notei que durante as maiores tribulações do meu viver, havia apenas um par de pegadas na areia. Não compreendo porque nas horas que mais necessitava de Ti, Tu me deixastes...

E o Senhor me respondeu:
- Meu precioso filho, eu te amo e jamais te deixaria nas horas da tua prova e do teu sofrimento. Quando vistes na areia apenas um par de pegadas, foi exatamente aí, que EU, nos braços... TE CARREGUEI !"




sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Quem, eu?



Quem fez a boca do homem? ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? Vai, pois, agora e eu serei com a tua boca, e te ensinarei o que hás de falar." Êxodo 4:11,12


Sempre que tu imaginares o que DEUS estava a pensar quando chamou alguém como tu para uma aventura tão extraordinária de fé, lembra-te de um pastor idoso, mal humorado e com um registo de trabalhos mal feitos. O seu nome era Moisés. Um dos maiores líderes do Antigo Testamento foi também um do mais relutantes.

A sua história começou nos subúrbios de Midiã, uma região desolada a leste da península de Sinai. Depois de um começo promissor como filho adoptado na corte do Faraó, as começaram a descarrilar rapidamente. Matou um homem ao tentar defender um dos seus, e foi rejeitado pelo seu povo. Andou 40 anos escondido no deserto cheio de vergonha e fracasso. Mas DEUS ainda tinha planos para Moisés. Um dia, através de uma sarça ardente, DEUS lhe faz uma proposta (Êxodo 3:10).
Diante das circunstâncias e do seu passado, a reacção de Moisés é compreensível. Ele diz a DEUS: "Quem sou eu?"
Reconheces este tipo de reflexo? DEUS planta uma semente no teu espírito - um plano fora do comum, estimulante, para alargares o teu território em nome dELE. Mas tu começas a ver algumas coisas que DEUS deve-se ter esquecido. Vês por exemplo, o que os outros que já foram bem sucedidos parecem ter e tu não, o teu passado questionável, personalidade difícil, habilidades enferrujadas, etc ...
Mas DEUS insiste e prevalece sobre Moisés. E depois de Moisés ter dito sim, DEUS usa este pastor tímido e relutante, para realizar um dos feitos de liderança mais espantosos da história.

Se algum dia deres por ti a pensar porque razão DEUS chamou alguém como tu, leia o eloquente discurso de despedida deste pastor (livro de Deuternómio) e encontrarás um homem tão transformado por uma vida ao lado de DEUS, que só fala do que DEUS pode fazer e não passa um minuto a falar do que ele próprio pode fazer ou não.

in A Oração de Jabez (adaptado)

sábado, 28 de novembro de 2009

Onde estaria?


"No dia em que eu clamei, Tu me acudiste e alentaste a força da minha alma. Se ando no meio da tribulação, Tu me refazes a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos; a Tua destra me salva." Salmo 138: 3 e 7

Dou por mim imensas vezes a pensar como seria a minha vida se não conhecesse a Deus. O que seria de mim se nunca tivesse conhecido o amor de Jesus.

Não sei responder com exactidão a essa pergunta... A vida é cheia de pequenas variáveis, a maior parte delas imprevisíveis, mas é fantástico ver que em cada uma delas Deus está no controle. É bom saber que existe alguém que se importa, neste mundo em que os meios de comunicação permitem chegar a todo lado menos às verdadeiras necessidades do coração.


Deus importa-se contigo! E não sou apenas eu que posso dizer que isso faz toda a diferença.. Ele quer mudar o teu destino, assim como já mudou o meu.

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." Romanos 6:23

Queres experimentar a diferença que Ele pode fazer na tua vida?

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dever de um filho

Quantas vezes temos desobedecido a nossos pais? Quantas vezes temos sido causa de vergonha e de tristeza para eles? Estarão nossos pais satisfeitos com a nossa conduta em relação a eles? Estamos a fazer a vontade de Deus, obedecendo aos seus mandamentos? À medida que nossos pais vão envelhecendo, é tendência de muitos filhos os abandonarem, maltratarem e os colocarem em lares para se verem livres deles. Dizem: são velhos, quadrados, desactualizados, incomodam-nos e nossos amigos nos abandonarão. Assim, antes de perdemos a fama na sociedade por causa de nossos pais velhos, vamos mandá-los para bem longe…

Neste contexto os filhos estão perdendo as bênçãos que Deus destinou para todos eles: para que te vá bem e vivas muito tempo sobre a terra.

Muitos filhos esquecem depressa o que seus pais fizeram e continuam a fazer por eles. Desde a sua meninice que seus pais os amam, ensinam-lhes preparando-os para saberem enfrentar a vida até saírem de casa para arranjarem as suas casas. Muitos deles nunca mais voltam a visitar seus pais, outros esquecem-nos. Mas graças a Deus que existem muitos filhos que amam e honram seus pais. Esses serão os grandes beneficiários das bênçãos que Deus lhes destinou, conforme o mandamento.

Carta de um pai para um filho:


Meu amado filho

No dia em que este teu velho não for mais o mesmo, tem paciência e compreende-me.

Quando derramar comida sobre minha camisa e me esquecer como atar os meus sapatos, tem paciência comigo e lembra-te das horas em que passei a ensinar-te a fazer as mesmas coisas!

Se quando conversares comigo, eu repetir as mesmas histórias, que já sabes como terminam, não me interrompas e escuta-me. Quando eras criança, para que dormisses, tive que te contar milhares de vezes a mesma história até que fechasses os olhinhos…

Quando estivermos reunidos e sem querer fizer minhas necessidades, não fiques com vergonha. Compreende que não tenho culpa disso, pois já não as posso controlar. Pensa, quantas vezes, pacientemente, troquei as tuas roupas para que estivesses sempre limpinho e cheiroso.

Não me reproves se eu não quiser tomar banho, mas sejas paciente comigo. Lembra-te dos momentos em que te persegui e os mil pretextos que inventava para te convencer a tomar banho.

Quando me vires inútil e ignorante na frente de novas tecnologias que já não poderei entender, peço-te que me dês todo o tempo que seja necessário, e que não me censures com um sorriso sarcástico! Lembra-te que fui eu quem te ensinou tantas coisas. Comer, vestir e como enfrentar a vida tão bem como hoje o sabes fazer. Isso é resultado do meu esforço e da minha perseverança.

Se em algum momento, quando conversarmos, eu me esquecer do que estávamos a falar, tem paciência e ajuda-me a lembrar. Talvez a única coisa importante para mim naquele momento seja o facto de te ver perto de mim, dando-me atenção, e não o que falávamos.

Se alguma vez eu não quiser comer, que saibas insistir com carinho. Assim como fiz contigo…

Que também compreendas que com o tempo não terei dentes fortes, e nem agilidade para engolir...

E quando minhas pernas falharem por estarem tão cansadas, e eu já não me conseguir mais equilibrar... Com ternura, dá-me tua mão para me apoiar, como eu o fiz quando tu começaste a caminhar com tuas perninhas tão frágeis.

E se algum dia me ouvires dizer que não quero mais viver, não te aborreças comigo. Algum dia entenderás que isto não tem a ver com teu carinho ou com o quanto te amo…e compreendas que é difícil ver a vida abandonando aos poucos o meu corpo, e que é duro admitir que já não tenho mais o vigor para correr ao teu lado, ou para tomar-te nos meus braços, como antes.

Sempre quis o melhor para ti e sempre me esforcei para que o teu mundo fosse mais confortável, mais belo, mais florido. E até quando me for, terei deixado para ti outra rota em outro tempo, mas estou certo de estar sempre presente em teu pensamento.

Não te sintas triste ou impotente por me veres assim. Não me olhes com cara de pena. Dá-me apenas o teu coração, compreende-me e apoia-me como o fiz quando começaste a viver. Isso me dará muita força e muita coragem.

Da mesma maneira que te acompanhei no início da tua jornada, peço-te que me acompanhes para terminar a minha. Trata-me com amor e paciência, e eu te devolverei sorrisos e gratidão, com o imenso amor que sempre tive por ti.

Atenciosamente,

Teu Velho


Releia e medite em cada situação do texto e diga para si mesmo qual tem sido a sua conduta para com seus pais. Seus pais o amam e seria uma enorme alegria para eles, você dizer-lhes: Pai, Mãe, Amo-vos muito!

sábado, 7 de novembro de 2009

Cinderela


Um amigo de Max Lucado, Kenny foi com a sua famíla à Disneylândia, onde viveu uma experiência interessante.
Quando estavam dentro do Castelo da Cinderela, cheio de crianças, a princesa havia chegado, e todos correram para ao pé dela.
A pessoa que fazia o seu papel, era uma jovem muito bonita, uma das razões pelas quais estava rodeada de crianças.
Mas havia um menino que não tinha ido com eles, um menino que aparentava uns sete, oito anos. Não dava para saber ao certo a sua idade pois tinha uma deformidade no corpo. Tinha altura de um anão e o rosto desfigurado.
Ele não se aproximava, observava tudo de longe, calado e tristonho e segurava a mão do irmão mais velho.
O seu desejo era estar com as outras crianças e ao pé da princesa. Ele tinha medo de ser rejeitado como muitas vezes já tinha sido.
Mas a princesa viu-o e foi ter com ele. Ela ajoelhou-se até ficar da altura do menino e deu-lhe um beijo no rosto.
Esta história fez lembrar Max Lucado de outra história.
Em vez da princesa da Disney, o Príncipe da Paz. Em vez de um menino no castelo, um ladrão na cruz. Em ambos os casos, um presente foi dado. Em ambos os casos, o amor foi repartido. Em ambos os casos, a criatura encantadora fez um gesto que vale mais do que mil palavras.
Mas Jesus fez mais que a Cinderela.
A Cinderela apenas deu um beijo. Quando se levantou para ir embora, levou consigo a sua beleza. O menino continuou deformado. E se ela tivesse assumido o lugar do menino como Jesus fez connosco? E se ela tivesse dado um pouco da sua beleza ao menino deformado?
Foi o que Jesus fez.
"Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades... foi trespassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." Isaías 53
Não se engane:
Jesus deu mais que um beijo- Ele deu a sua beleza.
Jesus pagou mais que uma visita- Ele pagou pelos nossos erros.
Jesus levou mais que um minuto- Ele levou os nossos pecados.

Max Lucado in: "Histórias para o Coração 2" (Alice Gray)
(adaptado)

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O que Tu precisas é de....


O filme "Religação"

A sua linha telefónica já alguma vez foi a baixo enquanto estava a falar com alguém? Quando isto acontece, você tenta ligar de novo, logo que possível, para poder continuar a conversa.

Como vai ver neste curto vídeo, o nosso relacionamento com Deus tem sido interrompido à semelhança de uma ligação que é cortada. Como o pai neste filme dá tudo para tentar restabelecer a ligação com a sua filha, Deus, o nosso Pai celestial, tem dado tudo para se ligar de novo connosco. Porquê? Porque Ele nos ama profunda e incondicionalmente.

Seguindo os cinco passos de descoberta, depois do filme, convido-o a descobrir, ou redescobrir este amor maravilhoso!

Cristina






"Extraido do site ConhecerDeus.com"

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O direito a expressar o erro



Jesus disse: "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão." Marcos 13:31

Sim, porque as demais palavras, como se diz na gíria, leva-as o vento…

Todos nós temos o direito a expressarmo-nos, mesmo que o que dizemos seja um absurdo, um completo erro.
Contudo, existe o aviso "…O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruina…" Provérbios 13:3
E é este caminho da ruína eterna que seguem muitos homens, que professam ou subscrevem barbaridades contra o Deus soberano, que criou os céus e a terra e até hoje, na sua misericórdia espera pacientemente que os homens se arrependam do seu pecado.

Quem é o homem para interrogar a Deus?

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR." Isaías 55:8

Ao contrário do que diz um aclamado escritor, a Bíblia não é um manual de maus costumes, mas sim o manual de conduta que indica a todo o ser humano o caminho para Deus, e para a verdadeira felicidade.

Desafio a todos os leitores que sejamos leitores atentos e praticantes dos ensinamentos da Bíblia Sagrada, e desafio a todos os que se insurgem contra ela a reflectirem, como realmente seria este mundo, esta sociedade, se os ensinamentos deste livro fossem postos em prática.

O mundo seria radicalmente diferente para melhor!

Tomada de posição da Aliança Evangélica

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Desistir? Não, obrigado!


"Então sua mulher lhe disse: Ainda conservas tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre." Jó 2:9

Estas foram as duras palavras que Jó ouviu da sua esposa. Ele perdeu tudo, seus bens; filhos; saúde. Não teria, aparentemente, razões para dar ouvidos à sua mulher e desistir de confiar no seu Deus? Afinal, parecia que Ele o tinha desamparado...

"Mas ele respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal?..." Jó 2:10

Que resposta mais sábia e reveladora da confiança e satisfação deste homem no seu Deus! Confesso que, muito provavelmente, não conseguiria chegar a este patamar de confiança...

Quantos de nós, perante situações de adversidade, já não pensamos em desistir? Desistir de confiar; desistir dos sonhos de Deus para a nossa vida; desistir das pessoas que Ele tem colocado na nossa vida; desistir de caminhar na carreira que nos está proposta?

Jó não desistiu, permaneceu firme e fiel no caminho da fé no Deus que tudo pode e, Deus lhe deu em dobro tudo quanto possuía.

Queres tu desistir? Eu não, obrigado!

"...corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus..." Hebreus 12:1-2

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

AQUIETAI-VOS, E SABEI




"Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus... "
(Salmos 46:10)


Aquele que pára de operar com as suas próprias mãos, encontra "a paz de Deus, que excede todo o entendimento"; há um "sossego e confiança" que é fonte de toda a força; uma doce paz que nada pode abalar; um profundo descanso que o mundo não pode dar nem tampouco tirar. Há no mais profundo da alma uma recâmara de paz onde Deus habita; e se encontrarmos ali e afastarmos todos os outros sons, poderemos ouvir a sua voz mansa e delicada. Só há uma maneira de conhecer a Deus: "Aquietai-vos, e sabei."

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Jesus está no teu barco?




Certo dia, Jesus ordenou aos seus discípulos que entrassem num barco e se dirigissem até à outra banda enquanto Ele se despedia da multidão. Depois disso subiu ao monte para orar, e já chegada a tarde o barco tinha chegado no meio do mar, e estava a ser açoitado pelas ondas, porque o vento era contrário. Mas, à quarta vigília da noite, Jesus dirigiu-se até eles, por cima do mar, e os discípulos vendo-o assustaram-se e disseram: " é um fantasma." Jesus porém lhes falou:
" TENDE BOM ÂNIMO, SOU EU; NAO TEMAS " Mateus 14: 22 - 27

Jesus enviou os seus discípulos para uma tempestade? Sim, ele preparou uma experiência diferente para eles. Permitiu que o vento soprasse muito forte e que o medo chegasse.

Imagina: Deus te envia e o mar está calmo. Tudo está calmo até que chega uma notícia, um facto, uma conversa ... ! Aí o vento calmo vira uma tempestade. Aquela confiança viva que tens no Senhor fica abalada e a tua vida começa a balançar como um barco.

Onde está Jesus nessa hora? No momento em que os seus discípulos mais precisam dEle? Essa é a hora em que a nossa fé começa a vacilar, como um barco que treme.
Procuramos Deus e não o achamos. Parece que as nossas orações não são respondidas e no nosso interior questionamos: mas porque?

Jesus estava a orar enquanto os discípulos estavam no barco. Ele estava intercedendo e, hoje, Ele continua a fazê-lo à destra de Deus.
Afinal, não foi Jesus que os enviou?
Nenhuma luta e nenhuma tempestade é sem propósito - ELE está no controlo.
Jesus é aquele que nos pega na mão e OLHOS NOS OLHOS nos diz: "não temas porque eu sou contigo por onde quer que andares".

" quando Jesus entrou no barco o vento cessou .. " ESTE É O VERDADEIRO JESUS CRISTO :) vers. 32

Sim, Ele tira-nos do nosso conforto para intendermos que Ele é sempre connosco e ensina-nos que é aí que temos de ser preseverantes por maior que sejam os ventos e as ondas.
A história da nossa vida é dEle, por isso nunca deixará o nosso barco afundar quando vierem as tempestades em alto mar :)
Só precisamos de lhe entregar o Leme :) ... e confiar ! Não fixando o nosso olhar nas circunstâncias difíceis, mas sim em Cristo que nos dá o socorro.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Qual a idade certa para ser feliz?

Existe somente uma idade para se ser feliz!
Somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia suficiente para realizá-los, mesmo contra todas as dificuldades e obstáculos. Uma só idade para se encantar com a vida e viver apaixonadamente com toda a intensidade.
Essa idade tão fugaz na nossa vida chama-se PRESENTE, também conhecida como AGORA e tem a duração de tempo que tu quiseres.

Mateus 5:1. "Jesus, vendo as multidões, subiu a um monte e, assentando-se, os seus discípulos aproximaram-se dele. E Jesus, abrindo a boca, os ensinava, dizendo:"

Felizes.. os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos Céus;
Felizes.. os que choram, porque serão consolados;
Felizes.. os humildes, porque herdarão a terra;
Felizes.. os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos;
Felizes.. os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia;
Felizes.. os limpos de coração, porque verão a Deus;
Felizes.. os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus;
Felizes.. os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
"Exultai e alegrai-vos sobremaneira, pois é esplêndida a vossa recompensa nos céus."


Sê feliz, com Jesus presente na tua vida!

(Adaptado da Revista Refrigério)

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Ainda acreditas no amor?



À uns dias atrás, abri uma pagina na net que dizia: "Atriz ainda acredita no amor" ..
"Uii.. tão estranho! Ainda existe pessoas que acreditam nessa coisa? Isso é coisa só de livros, de Romeu e Julieta.. ", isto é o que nós ouvimos todos os dias .. O amor parece que deixou de existir!
Não vemos acções com amor nos nossos dias, não vemos actos de bondade, as familias desmoneram-se à nossa frente, os divorcios aumentam ..
Aquilo que as pessoas hoje em dia apelidam de amor, é um "amor" egoista.. Um amor que busca os seus próprios interesses.. Um amor que só é capaz de amar aquele que lhe faz bem .. Quando surgem dificuldades numa relação, seja ela de amizade, de namoro, ou de casamento, se não houver amor verdadeiro para segurar e não deixar desmorenar, tudo cai! Pessoas zangam-se, namoram e casam-se uma imensidão de vezes..
Esse amor é aquele que não busca os seus interesses, o amor que procura o bem do outro, seja amigo ou inimigo, um amor que está disposto a sacrificar-se pelo outro .. Consegues ver disto hoje em dia? Acreditas nesse amor ainda?


"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal. Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta"
I Corintios 13:4-7

A nossa parte nisto tudo, é mesmo não vendo esse amor, mesmo raramente presenciando actos de verdadeiro amor, possamos ser nós os protagonistas desses actos.. Possamos ser nós que mudamos o dia aos nossos amigos, colegas de trabalho e de escola com um simples sorriso, com um simples acto de bondade.. Não pensando em sermos retribuidos, mas apenas para que nisso possamos transmitir o amor que um dia já nos foi dado ! O de JESUS .. que nos amou sendo nós ainda pecadores .. Inimigos de Deus! Sê tu a pedra moldada por Jesus no meio das pedras áridas do dia a dia ..

Aindas acreditas que esse amor pode existir? Eu digo que sim, e estou pronto a demonstra-lo .. e tu?




segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O Poder das Palavras

Em seguimento do vídeo que aqui foi colocado, queria falar-vos do poder das nossas palavras.
Se lermos o capítulo 3 de Tiago percebemos o poder e o resultado das nossas palavras. Leiam, não é muito grande ;)

É importante sabermos que as nossas palavras têm um grande impacto. Infelizmente, na maior parte das vezes apercebemo-nos disso quando o impacto é negativo.
"Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo." (Tiago 3:2)
É tão fácil falhar nesta área e dizer o que não devemos. É por isso que devemos estar constantemente preocupados com aquilo que sai da nossa boca e procurar falar em amor.
Tal como em muitas outras coisas da vida, devemos reflectir e treinar. E por isso eu hoje desafio...

Procura usar bem as tuas palavras hoje e vê o resultado...

domingo, 30 de agosto de 2009

sábado, 22 de agosto de 2009

O Prumo


“Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o de acordo com a tua palavra.” Salmos 119:9

Embora a ilustração possa não estar directamente ligada a este versículo, costumo, ao ler esta passagem, pensar na palavra de Deus como um prumo. Um prumo é um instrumento bastante utilizado na construção civil, para avaliar a verticalidade de um muro por exemplo.

Se pensarmos na nossa vida como uma construção que na realidade é, à luz deste versículo, a palavra de Deus pode ser considerada como um prumo com o qual podemos aferir se estamos a crescer de uma forma correcta ou se esta construção está a crescer torta.

Ao meditar neste assunto por um pouco, todos nós chegaremos à conclusão, que na sociedade na qual estamos inseridos, nos dias que correm, é difícil encontrar referências pelas quais o ser humano se possa pautar. Isto acontece devido à relativização da verdade e dos valores. Estamos rodeados por um pensamento relativista e permissivo que leva a que quase todas as formas de comportamento sejam consideradas válidas. Em última análise, a verdade e os valores são relativos. O que é certo para mim pode não ser para ti, o que tu dizes ser a verdade para ti pode não ser para mim, e estamos todos certos, contanto que sejamos felizes assim, ninguém tem o direito de dizer que o outro está errado.

Mas isto não é verdade!

E a prova disso está à vista de todos. Este tipo de comportamento gerou uma sociedade egoísta, egocêntrica, indiferente, e tantas vezes desumana. O que importa é que o indivíduo satisfaça todos os seus desejos e se sinta bem consigo mesmo, as consequências dessa atitude são meros danos colaterais. Mas finalmente quando se acorda desta utopia, sente-se a solidão, o desespero, e para muitas pessoas a única solução parece ser o suicídio.

Mas mesmo dentro da igreja de Jesus Cristo vemos uma crescente permissividade para com comportamentos e situações.

De facto cada um de nós, se deve analisar pessoalmente de forma a verificar que rumo toma a sua vida, e de que forma a está a construir.

É indispensável um prumo, com o qual avaliar as nossas vidas e saber se realmente estão crescer correctamente.

Este prumo, esta direcção é a palavra de Deus. Podemos viver vidas desgovernadas, que seguem em direcção incerta ou crescem tortas, mas o final será a frustração, a desilusão e o desespero. Se quisermos observar a nossa vida segundo a palavra de Deus, e corrigi-la à medida que observamos, o resultado será não só uma vida pessoal realizada, mas muito mais que isso, uma vida com sentido, para nós mesmos, para aqueles que nos rodeiam, uma vida que agrada e glorifica o nosso Deus criador. Só assim seremos verdadeiramente felizes.

No entanto é preciso que este seja um acto continuado e não esporádico. Para observarmos o nosso caminho, a nossa vida, segundo a palavra de Deus é necessário que a leiamos, que meditemos nela todos os dias. Se não temos isso como hábito, devemos cria-lo. Mas como sabemos os bons hábitos são difíceis de ganhar e por vezes fáceis de perder, por isso deixo-vos uma sugestão de Billy Graham que li à pouco tempo:

“Semeia um pensamento, e colherás um acto.
Semeia um acto, e colherás um hábito.
Semeia um hábito e colherás um carácter.
Semeia um carácter e colherás um destino.”

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Eu Sei De Quem Sou!

A certa altura na igreja de Corinto, levantou-se uma contenta:
"... cada um de vós diz: eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo." I Coríntios. 1:12
Já na altura haviam pessoas confusas quanto a quem deviam seguir. Hoje existe um leque bem mais alargado quanto a caminhos, individualidades, formas de pensar com os quais as pessoas se podem identificar e vir a seguir,mas quanto a mim, eu digo "Eu sei de quem sou, eu sou de Cristo"
E porquê? Que tem esta pessoa de extraordinário para que me identifique com Ele, o siga e o tenha como Salvador? Foi Ele que morreu na cruz pelo meu pecado, sofreu o castigo que estava guardado para mim pecadora, e para toda a humanidade. Para além disso, Ele tem feito coisas extraordinárias em minha vida, e o quê? A letra da música é bem explicita:
"estava longe, me achaste; estava cego, mas tornei a ver; nova canção criaste em mim"
"estava fraco, me curaste; quase a morrer e me deste vida; Tu és a minha identidade"
Sim, agora há vida em mim, porque Ele me perdoou e tornou-se meu amigo. Ele me aceita tal como sou e me ama, e por tudo isto posso dizer que estou segura...
Não posso dizer outra coisa se não: "Eu sou Teu, Jesus!"
Queres tu ser de Jesus?

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

FERMENTO

"Disse-lhes outra parábola: O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado" (Mateus 13:33)


O fermento na Bíblia é sempre tratado como algo ruim, e aqui é tratado como algo bom, positivo. Jesus está falando que o Reino de Deus é como o fermento. Quando o fermento entra em contacto com a massa, na hora que ele solta as suas propriedades químicas, é impossível que aquela massa continue a mesma; a hora que o fermento é inserido dentro de uma massa, ela muda, ocorre transformação dentro daquela massa… e todas as vezes, sem excepção, que o Reino de Deus entra na vida de uma pessoa, a vida dessa pessoa muda, por isso o Reino de Deus é como o fermento. Sempre que ele é inserido, acontece transformação na vida de uma pessoa; se é inserido numa igreja, a igreja muda; se uma cidade inteira absorver os valores do Reino de Deus, a cidade inteira muda porque o Reino de Deus tem a propriedade que transforma a vida do ser humano. Podemos ler a Bíblia toda e ela é inerrante numa coisa, em revelar o amor de Deus, é para isso que ela foi escrita, e nisso ela não erra nunca. Não tem como ler a Bíblia inteira e não chegar a uma conclusão: Deus ama o homem. E na Bíblia inteira vais ver que os que já entenderam isso foram convocados a espalhar o fermento. Tem gente vivendo angustiado, gente vivendo com culpa, gente vivendo com medo, e aquele que já entendeu que é amado deve fermentar o mundo com essa mensagem: Deus ama as pessoas, Deus não faz distinção entre um e entre outros.


sexta-feira, 31 de julho de 2009

XXXI Conferência do Desafio Jovem

Hoje colocaremos algo de diferente no nosso blog. Não um pensamento ou meditação, mas uma espécie de feed-back do que alguns de nós estamos a viver nesta semana.
Tal como o título indicia, viemos até Lisboa para estar presentes na XXXI Conferência do Desafio Jovem que está a decorrer na Aula Magna. Para quem não sabe, esta é uma instituição que trabalha com toxicodependentes e outros mais, na perspectiva de estes mudarem de vida, deixarem as drogas mas e acima de tudo, terem um encontro pessoal com Jesus Cristo.
Tem sido para nós um tempo muito, mas mesmo muito abençoado.
Queríamos tentar contar tudo o que Deus está a falar aos nosso corações, mas seria certamente uma missão quase impossível, dadas as incontáveis bênçãos que Deus nos tem dado.
Até agora tivemos o privilégio de ouvir grandes mensagens da palavra de Deus assim como, testemunhos de vida reais que nos tocam e fazem acreditar que o nosso Deus é o Deus dos impossíveis e que faz o impensável acontecer na vida de quem n'Ele confia!
Na 3a feira à noite ouvimos o Pr. Leonídio Ascenção, um dos fundadores do Desafio Jovem em Portugal e actualmente a liderar uma igreja portuguesa em Toronto, que falou do que é "Viver em Desafio", e falou da forma como Deus revela a cada um de nós o Seu desafio para a nossa vida e sobre a urgência de o aceitarmos.
Na 4a feira de manha ouvimos o Pr. Carlos Cardoso falar da importância da ousadia e coragem que o crente deve ter no evangelismo, e que devemos ser uma referência no local onde Deus nos coloca. Passada a tarde, e na noite desse mesmo dia desafiou-nos o Pr. João Martins, que esteve na nossa igreja à pouco tempo, fazendo-nos ver que um desafio de Deus é para nós como que uma crise e por isso muitas vezes não o aceitarmos. Foi dado o exemplo da vida do profeta Jonas.
Na 5a feira no tempo da manhã falou o Pr. Luis Reis, ministrou sobre obediência, frisando a importância deste espírito no crente, relativamente à vontade de Deus...
À noite celebrou-se a Cerimónia de Graduação de todos aqueles que terminaram o programa no ano de 2008, sendo, todos eles, um testemunho vivo da graça de Deus.


A Conferência ainda não terminou..aguardamos as cenas dos próximos capítulos.. :)

terça-feira, 28 de julho de 2009

Qual o sentido da vida?


Um dia, Stripe, uma lagarta que buscava o significado da sua vida, viu uma coluna gigante formada por lagartas sobre outras. Todas as lagartas tentavam subir para chegar ao topo. Então, Stripe começou a escalar também, até que conseguiu chegar próximo do topo da coluna. Entretanto, uma outra lagarta disse que se quisessem ir ainda mais além teriam de livrar-se de outras lagartas que estavam em cima.
A coluna começou a oscilar; Stripe viu as semelhantes caírem e ouviu o grito delas. Depois, SILÊNCIO. A frustação tomou conta de Stripe quando percebeu que esse era o caminho para cima. Então ouviu uma que estava lá no alto dizer: "Não há nada aqui" !! Outra respondeu: " Fique quieta, sua tola. As que estão mais abaixo vão na coluna vao ouvi-la. Estamos exactamente onde elas querem chegar. E isso é tudo o que existe aqui."
Stripe ficou gelada, afinal o topo não era tão alto assim! E só parecia bom para quem olhava lá de baixo.
Aí, ouviu-se um sussurro: "Olhem lá adiante, uma outra coluna! E lá também! Em toda a parte!"
Irritada e frustada Stripe começou a gemer: " A minha era apenas uma coluna entre milhares. Milhões de lagartas estão subindo para chegar a lado nenhum. Alguma coisa está errada, mas... o que existe lá' "




Esta história ilustra uma busca desenfreada pelo sentido da vida, que, sem Deus, parece frustante.
Procura perceber que SEM DEUS, NAO EXISTIRIAS! Sem o Criador não haveria criação. Qualquer tentativa de encontrar uma finalidade para a vida noutra fonte, que não Deus, será totalemente fracassada. Tu NÃO EXISTIRIAS se Deus não existisse. Isto parece simples?
A crença diabólica de que não existe Deus nem um significado para a vida das pessoas tem levado muitos ao desespero, ao alcoolismo e até ao suicídio.


Deus criou-te, ELE existe, conhece-te pelo teu nome, ama-te como ninguém e deseja muuuuuito que também o conheças profundamente. Deus tem um propósito e um significado para a tua vida.
Busca-o num encontro pessoal e vitalício com Deus por intermédio de Cristo.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

O pote de vidro e o café


Na sala de aula, o professor estava de pé com alguns objectos em cima da secretária.
Quando a aula começou, ele, calado, pegou num frasco grande de vidro vazio e começou a enche-lo com bolas de golfe.
Quando não cabiam mais, perguntou aos alunos se achavam que o frasco estava cheio.
Todos responderam que sim.
O professor então pegou num saco de feijões secos e, ao chocalhar o frasco, estes iam entrando para os buracos vazios entre as bolas de golfe.
Quando não cabiam mais, ele perguntou de novo aos alunos se achavam que o frasco estava cheio.
Todos responderam que sim.
Neste ponto, o professor despejou um saco de areia para dentro do frasco.
Como é óbvio, a areia ocupou todo o espaço restante do frasco.
Quando não cabia mais, perguntou aos alunos se achavam que o frasco, estava cheio.
Todos responderam que sim.
Foi então que o professor agarrou em dois copos de café e os entornou lá para dentro.
Agora sim, não havia mais espaço.
Os alunos desataram a rir !!!

-Agora - disse o professor enquanto as gargalhadas ainda se ouviam, - eu quero que vocês reconheçam que este frasco representa a organização da vossa vida.
As bolas de golfe são as coisas mais importantes: representam a família, os filhos; a saúde; os amigos e o que vos é mais querido, de modo a que se tudo na vida desaparecesse e só ficassem elas, a vossa vida continuava cheia!
Os feijões são as outras coisas importantes da vida: representam o trabalho, a casa, o carro;
- A areia é tudo o resto das coisinhas pequeninas.
Se encherem primeiro o frasco com a areia, já não há espaço para o feijão nem as bolas de golfe.
O mesmo se passa com a vida.
Se gastarem todo o tempo e a vossa energia com as pequenas coisas nunca vão ter espaço para as coisas verdadeiramente importantes.
Prestem atenção às coisas que são essenciais.
Brinquem com as crianças. Tirem tempo para ir ao médico, talvez fazer um check-up.
Saiam para um jantar romântico. Vai haver sempre tempo para arrumar a casa, para despachar um trabalho que só falta um bocadinho.
Tomem conta das vossas bolas de golfe primeiro, das coisas que têm mesmo importância. Tenham prioridades. Para o resto vai sempre haver espaço.
Não encham o vosso frasco primeiro com a areia, pois as bolas de golfe não vão caber no fim. Um aluno perguntou: - E o café o que é?
- Ainda bem que perguntas. Eu ia agora mesmo dizer-vos.
...É que mesmo que sintam que a vossa vida está cheia, há sempre espaço para beber um café com um amigo.


Não vemos neste pensamento qualquer referência a Deus, mas podemos pensar nele e aplica-lo perfeitamente à nossa relação com Ele. Até que ponto temos dado valor a coisas menos importantes na vida, que nos têm consumido tempo que deveria estar guardado para Deus?

Quais são as tuas prioridades?


"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3:1

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Por onde ficáram as tuas raizes?




Havia um senhor cujo o seu passatempo era plantar árvores.. Plantava todo o tipo de árvores no seu enorme quintal.. Um dia o vizinho observou este senhor a plantar as árvores e notou que ele não as regava..
O vizinho intrigado pela tão pouca frequência de água nas plantas e vendo o tão lento crescimento da árvore resolveu falar com este senhor e perguntar-lhe qual a razão de ele não as regar, e se ele não tinha medo de elas ficarem assim pequenas..

A resposta deste senhor foi que se ele as regasse muito frequentemente, as raízes acomodavam-se à superfície e esperavam sempre pela água mais fácil, vinda de cima ..
Como ele não as regava, as árvores demoravam mais tempo a crescer, mas as suas raízes tinham que migrar para o fundo em busca de água e nutrientes, ultrapassando e vencendo obstáculos em busca das riquezas do subsolo ..

O vizinho mudou de residência e esta foi a ultima vez que o vizinho falou com este senhor. Passados uns anos, o vizinho voltou e decidiu ir observar aquele bosque.. e o que viu foi árvores fortes, crescidas e num dia ventoso como era aquele, onde outras árvores já tinham sido derrubadas, aquelas permaneciam de pé ..

Assim é com a nossa vida. Muitas vezes procuramos pedir a Deus que nos ajude a vencer as dificuldades, passando do modo mais fácil e com menos dor possível .. Pedimos a Deus uma vida abençoada, cheia de amor e vitórias .. Mas não nos lembramos que são as adversidades, a privação daquilo que queremos que nos ajuda a aprofundar raízes, a firmarmo-nos em Jesus!

Olhemos para José, as dificuldades que passou, as injustiças que consideramos imerecidas ..
Mas todas essas dificuldades moldaram um líder e salvador do Egipto ..
Se as nossas raízes crescerem e se firmarem, não teremos nada a temer ! Podem vir ventos fortes, mas a terra onde nos firmámos nunca vai ceder .. [..eu venci o mundo!]


disse Jesus : ".. no mundo tereis aflições, mas tende bom animo eu venci o mundo" João 16:33

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Pequenas Grandes Coisas

Quantas são as vezes que sonhamos fazer alguma coisa grande para Deus?

Às vezes esses pensamentos são o resultado da nossa necessidade de protagonismo... isto é claramente errado aos olhos do nosso Pai. O que fazemos deve ser para Ele e não para mostrar aos outros que somos especiais.
No entanto, mesmo quando o nosso sentimento é sincero, podemos cair no erro de querer apenas fazer as coisas grandes.

Em Lucas 19: 12-27 (já se falou sobre esta passagem aqui) podemos ler acerca de alguém que viajou e entregou dinheiro aos seus servos para que eles o gerissem da melhor forma possível.
Existe, no entanto, outro pormenor nesta história:
"E ele lhe disse: Bem está, servo bom, porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás autoridade." (Lucas 19: 17)
O servo bom não começou por ter a maior das responsabilidades. Ele começou por um trabalho pequeno e, quando foi aprovado, o seu senhor entregou-lhe algo maior para fazer.

É assim também connosco, muitas vezes queremos trabalhar para Deus mas, quando as pequenas oportunidades aparecem, pensamos que nem valem a pena porque não são significantes.
São essas pequenas oportunidades que fazem toda a diferença.
É através delas que Deus nos prepara para coisas maiores.

Nós, por vezes, não imaginamos o que um conjunto de pequenas coisas pode fazer. Este vídeo dá-nos um pequeno exemplo..



Qual é a tua pequena oportunidade hoje?

domingo, 21 de junho de 2009

Onde Te Encontras Tu? Tens Certeza?


Lucas 7:36-50 "E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa.
E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento;
E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento.
Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora.
E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre.
Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinqüenta.
E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais?
E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem.
E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos.
Não me saudaste com um beijo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.
Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento.
Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.
E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados.
E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados?
E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz."

Lucas 7:45 o farizeu não cumprimentou Jesus (beijou,intimidade,tocar a face d Jesus). Pois era a parte mais limpa do corpo.
E aquela mulher deu algo não muito comum mas algo de muito precioso a Jesus. E como se isso não bastasse para agradar a Jesus, ela beijava os pes de Jesus a parte mais suja pois reconhecia o seu estado perante Jesus.
E sabia que alem da preciosidade do vaso de alabastro com ungúento (Óleo perfumoso para ser esfregado na pele (Ct 1.3).) agradar a Jesus. Ela ainda quis conceder-lhe mais bem estar naquele momento e naquela casa, limpando, amaciando, Tocando os pes de Jesus com intimidade.

Assim nos devemos conceder momentos de agradecimento de bem estar ao Espirito Santo na nossa "Casa" para que Jesus se manifeste mais em Amor na nossa vida e assim tambem mais o possamos Amar e manifestar no nosso viver.

Hebreus 11:6 "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam."

O aproximar de Jesus nos concede Paz com Deus no final de todas as coisas.

Será que tu Tocas, Recebes Jesus como o fez esta mulher e este homem?

(Lucas 2:28-30 "Ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse:
Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra;
Pois já os meus olhos viram a tua salvação, ")

Ou és daqueles da multidão que Apertam Jesus?

(Lucas 8:42-48 " Porque tinha uma filha única, quase de doze anos, que estava à morte. E indo ele, apertava-o a multidão.
E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada,
Chegando por detrás dele, tocou na orla do seu vestido, e logo estancou o fluxo do seu sangue.
E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou?
E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude.
Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara.
E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz."
É diferente o Tocar e o Apertar.

Onde nos encontramos?

Jesus nos Ama e nos aceita como estamos.
Lucas 1:79 " Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz."
Deus vos Abençõe.

sábado, 20 de junho de 2009

SOSSEGA, POR FAVOR

Nos anos recentes, a proliferação de equipamentos digitais de música para uso pessoal tem trazido preocupações com respeito à perda de audição. Os aparelhos de audição e os seus auscultadores têm sido alvo de reclamações e acções judiciais. A exposição a um volume de som elevado, a longo prazo, demonstrou ser causa grave da diminuição da audição. De certo modo, o ouvir em demasia pode resultar em incapacidade de audição.

Vivemos num mundo cheio de sons - sons projectados para vender, implorar, seduzir e enganar. No meio desta dissonância sonora, é fácil ficar insensível ao som da voz mais valiosa.

No primeiro livro de Reis, no capítulo 19, lemos que o profeta Elias tinha escutado as ameaças de Jezabel e a voz do seu próprio medo. Por isso fugiu, escondendo-se numa caverna.

Aí, foi confrontado com o barulho impressionante do vento, com um terramoto, e com fogo (I Rs 19:11-12). Depois fez-se silêncio na caverna e a voz do Senhor - o único som que importava - irrompeu numa "voz mansa e delicada" (v.12).

Para ouvirmos Deus falar aos nossos corações pela Sua Palavra, precisamos de nos afastar para longe do ruído da multidão. Só quando aprendemos a aquietar-nos podemos realmente entender o que significa estar em comunhão com o Deus que se importa connosco.

É cada vez mais difícil nos dias em que vivemos conseguir, parar, e ficar em silêncio para apenas escutar. A correria e a agitação da vida roubam-nos o prazer e a bênção do silêncio e do descanso. Mas que hoje, façamos um esforço para parar, ficar em silêncio, e escutar a voz de Deus.

PARA ESCUTARES A VOZ DE DEUS, DIMINUI O VOLUME DO MUNDO.

«Adaptado de: Nosso Pão Diário»