terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Oração de Simeão
domingo, 5 de dezembro de 2010
ORAÇÃO
Porquê orar?
Certa vez, Leonard Ravenhill disse a respeito da oração:
Como posso orar?
Inúmeras crianças aprendem a contar nos dedos, mas certa vez uma enfermeira ensinou uma criança a orar "nos dedos". O método dela era o seguinte:
O polegar é o dedo mais próximo do coração, portanto oremos em primeiro lugar pelas pessoas que estão mais próximas de nós. Nossas próprias necessiades devem ser incluidas, evidentemente, bem como as de nossa familia e amigos.
O indicador, é o dedo que usamos para apontar. Oremos por aqueles que nos apontam a verdade, seja na igreja, seja na escola. Oremos por nossos professores ou dos nossos filhos.
O médio é o maior dedo de todos. Ele deve representar os líderes em qualquer esfera da nossa vida. Oremos pelas autoridades - tanto pelas de dentro da igreja como pelas que dirigem os vários sectores do governo.
O dedo anelar é o mais fraco, como todos os pianistas sabem. Ele deve representar as pessoas que estão aflitas e a sofrer.
O mindinho é o menor de todos. Ele deve representar aqueles que geralmente passam despercebidos, inclusive os que sofrem maus tratos e privações.
Que maneira simples e maravilhosa de nos fazer lembrar das pessoas que oramos!...
sábado, 27 de novembro de 2010
O Aplauso do Céu
"Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo."
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
PERSEVERANÇA
A oração que toma como desânimo o facto de orações passadas não terem sido respondidas, já deixou de ser a oração da fé. Para a oração da fé, a ausência de resposta é apenas evidência de que o momento da resposta está muito mais perto. As lições e os exemplos do Senhor nos ensinam que a oração que não persevera, não insiste no pedido e não se renova mais e mais, tomando forças de cada petição anterior, não é a oração que prevalece.
Certa vez o grande músico Rubenstein disse: “Se passo um dia sem praticar, eu noto a diferença; se passo dois dias, meus amigos notam a diferença, se passo três dias, o público nota a diferença.” É como se costuma dizer: a perfeição vem da prática. Assim, pois, continuemos a crer, continuemos a orar, continuemos a fazer a Sua vontade. Em qualquer ramo da arte se alguém deixar de praticar, sabemos qual será o resultado. Se apenas usássemos em nossa vida religiosa o mesmo tipo de senso comum que usamos em nosso viver diário, caminharíamos para a perfeição.
Nunca devemos parar sem chegar ao fim e cumprir o propósito. Com firme persistência e confiantes em Deus, venceremos.
(Mananciais no Deserto)
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Um homem de coragem e compaixão
Filho de José Roque e Piedade Rita, e casado com Albertina Bártolo, este homem que trabalhava na CP em Estarreja, foi convidado para assistir à pregação do evangelho na igreja daquela localidade. Nessa mesma reunião ele aceita Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal e fruto dessa tão maravilhosa decisão, a sua vida é totalmente transformada aos 35 anos.
“O que fazer agora? Por onde começar? É isso… Família, amigos, vizinhos, SILVEIRO”
Cheio de uma tão grande satisfação e alegria, tentou convencer os irmãos responsáveis pelo trabalho em Estarreja para virem a casa dos seus pais, no Silveiro, para pregar o evangelho. E depois de muita perseverança e insistência a oportunidade brotou. Conta-se então, que a primeira vez que o evangelho foi pregado no Silveiro, foi ao sabor de uma lareira de cozinha, numa noite fria de Inverno, na casa dos pais do irmão António Roque. E, enquanto a lenha ardia na lareira, ardiam também os corações que ouviam as boas novas do evangelho pelo nosso irmão Viriato Sobral. O impacto da Palavra de Deus naquelas almas foi de tal maneira significativo que logo convidaram mais amigos para irem ouvir o que nunca de outra boca tinham ouvido, Jesus o caminho, a verdade e a vida. E assim se começaram a fazer reuniões regulares em casa dos pais do nosso irmão.
Atrás de um, vinham dois, de dois quatro, de quatro oito e rapidamente a cozinha passou a ser pequena para albergar tão grande assistência, e já eram muitas as pessoas que ficavam da parte de fora, em pé, a tentar ouvir falar da Palavra de Deus. Começou-se a pensar então em arranjar uma casa maior, e aí surgiu José Ferreira Pires, conhecido na altura como José Marreca, que cedeu o porão de uma casa velha com 40m2, sem janelas nem portas, com o chão em terra batida que, com a preciosa ajuda do irmão Viriato Sobral, foi mobilado com algumas cadeiras e bancos provenientes da igreja em Estarreja.
Ainda não foi este o local onde hoje está construída a igreja, mas foi o primeiro onde se reuniram numa casa própria. E como podemos ver este foi o conforto inicial dos crentes daqueles dias, e tal como os crentes da igreja primitiva, podia-se dizer “e todos os dias o Senhor acrescentava à Igreja aqueles que se haviam de salvar”. O que estamos nós a fazer com tanto conforto?
Continua ..
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
O Regresso da Esperança
Este bem que poderia ser um titulo de um conto, ou de um livro de auto-ajuda de algum escritor famoso. Desses que se vendem aos milhões.
Na verdade, vivemos tempos particularmente difíceis, tempos de crise, tempos de desespero, de incerteza e de medo quanto ao futuro, que se traduz em falta de esperança.
Creio que será de todo apropriado, analisar como chegámos até aqui.
A crise, ao contrário do que nós pensamos, ou do que nos querem fazer crer, não foi inventada por nós, no ano de 2010! Ela já existia bem antes de nós… Na verdade ela sempre cá esteve, desde o princípio, quando o homem pecou, manifestando-se com mais ou menos violência.
Na verdade nós não inventamos a crise, ela foi inventada por esse ser malévolo satânico e diabólico, o diabo, que não faz outra coisa que não seja roubar, matar e destruir. Mas, nós provocámos a crise, desobedecendo a Deus, e afastando-nos de Deus, por isso estamos com todo este desespero.
Estás desesperado e com medo?
Medo de perder o emprego, de perder a reforma, de perder a saúde, do governo te cobrar impostos até já não teres dinheiro para comer e para dares de comer aos teus filhos?
Houve um homem a quem o diabo roubou tudo, dinheiro, família, saúde, mas ele disse: “… o Senhor o deu, o Senhor o tomou, louvado seja o nome do Senhor.”
O regresso da esperança. É simplesmente deixar Deus cuidar da tua vida. Ele será o teu sustento se perderes o emprego, ele será o teu médico se perderes a saúde, ele será a tua apólice para a eternidade.
Não temas, crê somente.
António Duarte
domingo, 3 de outubro de 2010
Mal sabemos o quanto Ele suportou, suporta e suportará por nós...
Confia...
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Cartas para Deus : O Filme
“Letters to God” é um filme baseado numa história verdadeira que conta a vida do menino Tyler Doherty (Tanner Maguire), de apenas 8 anos, que está a enfrentar um cancro. É então que este menino começa a escrever cartas para Deus e mete-as mesmo no correio. Entretanto alguém começa a lê-las e elas mudam a sua vida.
sinopse
Tyler Doherty (Tanner Maguire) tem 8 anos e sofre de cancro, os médicos estão desacreditados sobre as suas possibilidades de sobreviver.
Apesar da situação difícil Tyler coloca a sua fé em Deus acima de tudo, e através de cartas diárias começa a escrever um diário sobre as suas esperanças de que algum anjo o possa salvar.
Entretanto, um carteiro substituto, com uma vida própria muito conturbada, torna-se enredado pelas intenções do menino e da sua família, ao ler as cartas. Eles inspiram-lo a procurar uma vida melhor para si e para o seu próprio filho que ele perdeu por causa do seu vício em álcool.
realização
David Nixon, Patrick Doughtie
intérpretes
Robyn Lively, Jeffrey Johnson, Bailee Madison, Maree Cheatham, Tanner Maguire, Michael Bolten, Ralph Waite, Dennis Neal, Cris Cunningham, L. Derek Leonidoff
país: USA
género: Drama | Family
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Prova da separação das águas do mar vermelho
O episódio bíblico descrito no Livro do Êxodo, segundo o qual Moisés terá 'separado as águas' do Mar Vermelho para permitir a fuga do povo de Israel do Egipto, pode ter encontrado uma explicação científica: um forte vento de Leste capaz de afastar a água de uma zona de pouca profundidade e deixar o solo descoberto durante algumas horas.
Investigadores do Centro norte-americano para a Pesquisa Atmosférica (NCAR) e da Universidade do Colorado publicaram ontem, na revista científica PloS, os resultados de um estudo através do qual pretendem provar como um forte vento vindo de Leste – a cerca de 101 km/hora (63 milhas/hora) –, soprando durante aproximadamente 12 horas, poderia criar um fenómeno de “separação das águas”.
As descrições bíblicas correspondem às hipóteses colocadas no estudo, de que o vento teria soprado durante várias horas e “aberto”, depois, uma passagem no Mar.
Os cientistas fizeram simulações por computador, tendo em conta a topografia da região à época (cerca de três mil anos atrás). Os modelos mostram que os sedimentos existentes no Delta do Nilo criavam um “braço” de solo habitualmente submerso, mas a pouca profundidade – cerca de 1,8 metros. O fenómeno descrito seria capaz de criar uma passagem seca durante quatro horas.
Com o vento a incidir durante tanto tempo, a água ter-se-á deslocado para o lago de Tanis –, criando uma passagem no Mar Vermelho, fenómeno explicado pela dinâmica dos fluidos.
O estudo indica ainda relatos de fenómenos semelhantes ocorridos na mesma zona, no século XIX.
Notícia retirada do Diário de Notícias Online: http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1668355&seccao=Sabia%20que
Porque digam o que disserem, as verdades Bíblicas provam-se sempre. É claro que pode ter sido tudo por pura coincidência no tempo, mas também é precisa fé para acreditar nisso..
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Vê, reflete ..
"gasta" um pouco de tempo para ver a mensagem completa ..
http://www.youtube.com/watch?v=N5lw809gB94
domingo, 12 de setembro de 2010
SALMOS 1
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Ricardo Izecson dos Santos Leite, mais conhecido como Kaká, campeão da Europa e do mundo com o Milão em 2007, recebeu a Bola de Ouro e também o título da FIFA de Melhor Jogador do Mundo.
Em quatro anos, desde que foi campeão do mundo com o Brasil em 2002, ganhou todos os títulos possíveis a nível colectivo e individual com que sonha qualquer futebolista, porém com um atributo especial: a sua fé em Deus.
Quando recebeu o reconhecimento como futebolista do ano, o avançado do Milão, de origem brasileira, disse emocionado: "Hoje é um dia muito especial para mim, porque quando eu era pequeno sonhava em tornar-me futebolista profissional em São Paulo e jogar pelo menos uma partida com a selecção, mas a Bíblia diz que Deus tem mais para nós do que podemos pensar ou querer. Isso foi exactamente o que aconteceu na minha vida”; Desta forma deixou transparecer a sua convicção evangélica. Sem sombra de dúvida o futebolista galardoado revelou que o segredo do seu reconhecido êxito, tem um fundo espiritual atribuído à sua fé em Deus, porque, dando mostras de um amplo conhecimento bíblico, repetiu quase textualmente o versículo bíblico expresso pelo Apóstolo São Paulo que disse: "Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém"
Isto demonstra que para o craque carioca o seu êxito não dependeu somente da sua força física ou da sua preparação técnica, e muito menos do seu estado anímico, mas sim de um profundo sentimento religioso, de uma força espiritual que existe dentro do seu ser.
Por isso, Kaká entende que o valor associado ao êxito e às nossas aspirações dependerá antes de mais de outro factor: “A medida ou magnitude do poder de Deus que deixemos actuar em nós.”
sábado, 28 de agosto de 2010
ISAÍAS 53
Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi trespassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido. Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca. Todavia, ao SENHOR agradou moe-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos. Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si. Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.
domingo, 22 de agosto de 2010
Faz-te ao caminho..
"... e partiu sem saber onde ia." Hebreus 11:8
A fé, a esperança e o amor não são colhidas de árvores, como as maçãs. Temos de dar o primeiro passo; e o primeiro passo é a chave que libera a corrente do poder de Deus. E não é somente verdade que Deus ajuda a quem se ajuda, mas também aqueles que não se podem ajudar. Podemos depender dEle o tempo todo.
"Esperar em Deus leva-nos ao fim da nossa jornada muito mais depressa que os nossos pés."
sábado, 7 de agosto de 2010
VERDADEIRA LIBERDADE
Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes… (Gálatas 5:1)
As 13 colônias britânicas na América do Norte protestaram em 1776 contra as restrições que lhes foram impostas pelo rei da Inglaterra, e envolveram-se numa luta que deu origem a uma nova república. A nação recém-nascida rapidamente adotou o agora famoso documento conhecido como a Declaração da Independência.
Há quase dois mil anos, o Senhor Jesus bradou na cruz: “Está consumado,” proclamando a declaração da independência do cristão. Toda a humanidade estava sob a tirania do pecado e da morte. Entretanto Cristo, aquele que era imaculado, tomou nosso lugar no Calvário e morreu por nossos pecados. Tendo cumprido todas as exigências da justiça divina, Ele agora liberta para sempre todos os que nele confiam.
Paulo escreveu: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar” (Gálatas 3:13). Romanos 8 nos garante: “…nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte” (Romanos 8:1-2). Gálatas 5:1 exorta todos os que foram remidos a “[permanecerem firmes], para a liberdade foi que Cristo nos libertou […] e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.”
Somos gratos a Deus por toda a liberdade que desfrutamos como nação. Porém acima de tudo, cristãos em todos os lugares podem louvar a Deus pela liberdade encontrada em Cristo!
Nossa maior liberdade é o fato de sermos libertos do pecado.
(Nosso Pão Diário - Richard de Haan)
sábado, 31 de julho de 2010
Existe Deus?
Milhões de pessoas dizem que não crêem na existência de Deus. Outros vivem como se Deus não existisse. E outros admitem que há Deus mas que este não se tem revelado. Então podemos fazer a pergunta: "Existe Deus?"
Quando olhamos ao redor de nós e descobrimos alguma coisa, é fácil perguntar: De onde veio isto? Quanto mais observamos a natureza, mais nos maravilhamos. Quem criou o Universo? Cada efeito tem a sua causa. O Ente que os homens desconhecem, e que criou o Universo, é Deus. O Seu poder deve ser imenso. A Bíblia fala-nos de Deus como o Todo-Poderoso.
Observando mais atentamente descobrimos uma ordem maravilhosa na natureza. O Universo não é uma confusão de coisas. Cada uma tem o seu propósito; cada uma faz parte dum insigne e sábio plano.
Quem o planeou? Por detrás de toda esta maravilhosa obra, deve ter havido uma Mente superior. Uma inteligência maravilhosa e infinita devia ter planeado tudo em todos os seus pormenores. É impossível admitir que tudo acontece por acaso. Nenhum homem podia idealizar tão sublime plano só Deus poderia fazê-lo.
O homem tem a noção da existência dum Ente Perfeito. Se não existisse esse Ente, como podia o homem adquirir tal noção? Deus é quem dotou o homem com a noção do bem e do mal. Ele também deu ao homem a ideia da perfeição. Estas ideias não as podia obter o homem do mundo animal. Deve haver um Deus, o Criador. (...)
in Podemos nós conhecer Deus? de R. Edward Harlow
sexta-feira, 23 de julho de 2010
CONFIANÇA...
Confiança... vê e sente, e se apoia numa Pessoa que é um grande, verdadeiro e vivo coração de amor. Então "confia nele", no meio de todas as demoras, apesar de todas as dificuldades, em face a todas as negações, não obstante as aparências, mesmo quando não consegues entender o caminho e não conheces a saída; ainda assim, "confia nele, e o mais Ele fará". O caminho se abrirá, aparecerá a saída certa, o fim será de paz, a nuvem se erguerá e a luz de um eterno meio-dia brilhará por fim.
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Não há paredes
Quero levar-te a todo lugar comigo
Quero que entre as gentes sejas conhecido
Eu de Ti não me envergonho, és meu Deus
Quero levar tua voz por todo caminho
E de teu amor falar com desconhecidos
Ao lugar onde trabalho, à escola e onde viajo, Te quero levar
Fora do templo e da religião
Por todo o povo e toda região
Entre as gentes que vagueiam hoje
Sem rumo fixo sem direcção
Entre as praças de minha cidade
E onde há tanta necessidade
Por todas as partes te levarei
Pois não há paredes que te possam esconder
Quero que em toda parte estejas comigo
Nas minhas conversas com os meus amigos
Quero que Tu sejas o centro da atenção
Quero que sejas o ponto de referência
E caminhar consciente da Tua presença
Ao fazer um comentário
Em minhas práticas do dia-a-dia, Tu deves estar
Meu amigo tu sempre serás, comigo sempre Tu estarás
Jesus Adrian Romero