quinta-feira, 12 de março de 2009

Sê a influência


Esta semana começámos a estudar o evangelho de Marcos no GBU, então decidi escrever sobre o que mais me chamou a atenção neste primeiro estudo.

No início do evangelho de Marcos, vemos Jesus apresentar-se como uma pessoa extremamente sociável e que, para além de transmitir a sua mensagem, se preocupava com as pessoas. Ele queria curá-las física e espiritualmente.

Um dia Jesus foi jantar a casa de um homem chamado Levi:
"E aconteceu que, estando sentado à mesa em casa deste, também estavam sentados à mesa com Jesus e seus discípulos muitos publicanos (cobradores de impostos) e pecadores; porque eram muitos, e o tinham seguido." (Marcos 2:15)
Ao jantar com todos aqueles que o seguiam, Jesus demonstrava amizade e algum tipo de carinho por estas pessoas. Depois de todos os milagres que Jesus tinha feito, a sua fama era muito grande e, por isso, era seguido por muitas pessoas.

"E os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, disseram aos seus discípulos: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores?" (Marcos 2:16)
As pessoas religiosas da altura repararam que Jesus se relacionava com todo o tipo de pessoas, não só os discípulos, mas também pessoas que eram vistas como traidoras do povo e pecadoras. Então começaram a questionar a razão de Jesus andar com aquelas companhias.
Qual de nós ainda não ouviu aquele comentário: "Cuidado com as tuas companhias", ou o famoso ditado "Junta-te aos bons e serás como eles. Junta-te aos maus e serás pior que eles"?

"E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento." (Marcos 2:17)
Jesus não olhava ao tipo de pessoas que o rodeavam porque ele não era influenciado por elas. Jesus era a influência. Ele precisava de transmitir a sua mensagem não só aos "bonzinhos" mas também às pessoas que eram mal vistas pela sociedade.

Não é possível transmitir a mensagem de Jesus sem nos relacionarmos com as pessoas. Não nos podemos fechar numa caixinha espiritual e ficar isolados de todas as influências das pessoas que nos rodeiam. Nós temos que fazer como Jesus, ser a influência, ajudar, transmitir a mensagem não seleccionando as pessoas pela forma como os outros as vêem.

Tu és a influência, ou és influenciado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário