“Disse também o Senhor a Moisés em Midiã: Vai, torna para o Egipto, porque são mortos todos os que procuravam tirar-te a vida. Tomou, pois, Moisés a sua mulher e a seus filhos; fê-los montar num jumento, e voltou para a terra do Egipto. Moisés levava na mão a vara de Deus.”
Êxodo 4:19-20
Deus não é mesmo bondoso? Temos um Senhor que conhece nosso coração, nossos pensamentos e nossos temores. Quando Moisés saíra do Egipto quarenta anos antes, ali haviam alguns que queriam tirar-lhe a vida. O rei do Egipto estabeleceu um preço para a cabeça do príncipe Moisés; ele figurava, provavelmente, em primeiro lugar na versão egípsia da lista dos “Dez Mais Procurados”.
Moisés naturalmente não tinha esquecido isso. Agora, como pai de família, o perigo iminente talvez pesasse em sua mente. Quando decidiu aceitar a vontade de Deus, estava determinado a fazer a viagem apesar de todas essas preocupações. Disse ele ao Senhor: “Não vou apoiar-me em meu entendimento. Em todos os meus caminhos, vou reconhecê-lo e permitir que cuide dos obstáculos”.
Viajando então para o Egipto, em obediência ao Senhor, antes de deixar a fronteira de Midiã, o Senhor lhe disse: “olha, Moisés, lembras-te de todos os que queriam te matar no Egipto? Não te aflijas por causa deles. Estão todos mortos. Não te podem mais fazer mal”.
Que alívio deve ter sido! Não é esplêndido Deus cuidar pessoalmente das coisas que nos preocupam e atormentam?! Ele se preocupa com elas mais do que nós. Nenhum pensamento aflitivo, doloroso, preocupante, que faz o estômago doer ou a pressão subir, escapa ao Seu olhar. (“Lancem sobre Ele toda ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” – 1Pe 5:7)
Isso não é bom? Ele realmente se importa. É capaz de carregar todo o peso da tua preocupação. Por seres problema pessoal dEle, nunca desapareces da Sua tela de radar.
Que espectáculo deve ter sido quando Deus tirou o peso do coração de Moisés ao dizer: “Não te preocupes mais com isso. Todos eles foram enterrados”. Midiã não era muita coisa, mas fora a casa deles por muitos anos. E agora estavam a caminho do Egipto – a caminho do Êxodo. Quanta fé!
Já progredis-te assim na fé ultimamente? Deste um passo, de acordo com o empurrão de Deus, rumo a áreas que jamais sonharias? Ele irá honrar a tua fé se confiares em Sua Palavra nessa caminhada. Os que permanecem na falsa segurança em Midiã jamais chegam a experimentar o que Moisés experimentou naquela estradas sinuosa para o Egipto – a sensação de mover-se na própria correnteza da vontade e do plano de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário