“Perguntou -lhe Natanael: de Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe: Vem e vê ”. (João 1:46)
O preconceito é algo que sempre existiu, e dos maiores preconceitos são dirigidos a Jesus Cristo. Alguns dizem que Ele foi apenas um mito (isto é uma invenção da mente) ou, na melhor das hipóteses uma grande personagem da história.
Lew Wallace (1827—1905), um famoso general e escritor americano de certo prestigio também foi um céptico do cristianismo. Junto com um amigo ele planejou escrever um livro para destruir o “mito de Cristo” de uma vez por todas.
Wallace relata que procurou argumentos contra Cristo nas bibliotecas da Europa e da América durante dois anos, para completar o seu trabalho. Enquanto estava a escrever o segundo capitulo do seu livro, ele foi sobrepujado por uma força que o levou a ajoelhar-se e a orar as seguintes palavras:
“Meu Senhor e meu Deus! ”
O material que ele tinha acumulado convenceu-o da divindade de Jesus. Aquele a quem ele queria apresentar como um mito entrou em sua vida e tornou-se o seu Senhor e Redentor.
Wallace ficou famoso com o seu livro “Bem-Hur” , um dos melhores romances já escritos sobre a época na qual Jesus viveu.
Talvez tu também te questiones se Jesus Cristo é realmente o Filho de Deus, o presente de Deus para o mundo. Natanael, um crítico judeu, chegou a esta conclusão depois de se encontrar com Jesus:
“Mestre. Tu és o Filho de Deus. Tu és o rei de Israel! ” (João 1:49)
Isto mostra que ele ficou convencido de que havia encontrado a verdade em Jesus Cristo.
Se leres a Bíblia e levares a sério o que lês, chegarás à mesma conclusão e experimentarás coisas ainda maiores, assim como o Senhor prometeu que aconteceria com Natanael.
“Jesus respondeu e disse-lhe: porque te disse: vi-te debaixo da figueira crês? Coisas maiores do que estas verás. (…) na verdade, na verdade vos digo que, daqui em diante, vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subirem e descerem sobre o Filho do homem.” (João 1:50 e 51)
(Adaptado de: Boa Semente)