sexta-feira, 12 de março de 2010

Estará a História a repetir-se?



"Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu."
I Reis 18:21

Milhões de pessoas dizem acreditar em Deus, mas para garantir uma boa vida eles também colocam a sua confiança no capitalismo, ciência ou prazeres imorais. No entanto, cada vez mais nós vemos factos que provam a ineficácia desses deuses. Os mercados livres têm colapsado, mandando as economias de vários países para recessões profundas. Descobertas científicas têm produzido gases com efeito estufa que aumentam o aquecimento global matando lentamente o nosso planeta. E a revolução sexual nos deixou como herança a SIDA e o aumento exponencial do divórcio.

A nossa situação não é diferente de Israel no Antigo Testamento, que prestava culto a Deus Jeová, mas apostava em Baal, o deus da fertilidade. Baal era o deus da tempestade que, com um raio numa mão e trovões na outra, prometeu enviar chuva aos campos israelitas e torná-los ricos.

Deus zangado com Israel rompeu com o compromisso deles. E disse: Vocês adoram a Baal pela chuva que ele fornece? Então "nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra" (I Reis 17:1) Após 3 anos de seca os israelitas já cansados concordaram em encontrar Elias no Monte Carmelo para um confronto entre Baal e Deus Jeová. Os profetas de Baal gritaram e cortaram-se mas não conseguiram convencer o seu deus a que deixa-se cair um raio para queimar o sacrificio. Elias zombou deles e dizia que ele talvez não conseguisse ouvir, ou estava ocupado demais ou até que podia estar a dormir e precisavam de o acordar. (I Reis 18:27)

Quando os adoradores de Baal tinham finalmente desistido, Elias chamou fogo para o seu sacrifício encharcado com água, e Deus mandou descer um fogo tão intenso que consumiu até as pedras do altar. Então Elias matou os profetas de Baal.

O capitalismo, a ciência e o sexo são boas dádivas de Deus. Mas se nós colocarmos a nossa confiança nessas coisas (em vez de em Deus), Ele pode usar essas coisas para nos destruir!

Estará a história a repetir-se?

Nenhum comentário:

Postar um comentário