segunda-feira, 29 de março de 2010

"... Considerai como crescem os lírios do campo... "
(Mt 6.28)

"Preciso de óleo", disse o monge. Então plantou uma plantinha. "Senhor", orou ele, "ela precisa de chuva, para que suas raízes tenras possam beber e crescer. Manda chuvas brandas." E o Senhor mandou-lhe chuvas brandas mas, à noite, morreu. "Eu também plantei uma árvorezinha", disse outro monge, "e veja como está viçosa! Mas eu confio a minha planta ao Deus que a criou. Ele que a fez sabe do que ela precisa, melhor do que um homem como eu. Não impus condições. Não estabeleci meios ou maneiras. Orei: 'Senhor, manda-lhe o que ela necessita. Sol ou chuva, vento ou neve. Tu a fizeste, e tu sabes'."

sexta-feira, 12 de março de 2010

Estará a História a repetir-se?



"Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu."
I Reis 18:21

Milhões de pessoas dizem acreditar em Deus, mas para garantir uma boa vida eles também colocam a sua confiança no capitalismo, ciência ou prazeres imorais. No entanto, cada vez mais nós vemos factos que provam a ineficácia desses deuses. Os mercados livres têm colapsado, mandando as economias de vários países para recessões profundas. Descobertas científicas têm produzido gases com efeito estufa que aumentam o aquecimento global matando lentamente o nosso planeta. E a revolução sexual nos deixou como herança a SIDA e o aumento exponencial do divórcio.

A nossa situação não é diferente de Israel no Antigo Testamento, que prestava culto a Deus Jeová, mas apostava em Baal, o deus da fertilidade. Baal era o deus da tempestade que, com um raio numa mão e trovões na outra, prometeu enviar chuva aos campos israelitas e torná-los ricos.

Deus zangado com Israel rompeu com o compromisso deles. E disse: Vocês adoram a Baal pela chuva que ele fornece? Então "nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra" (I Reis 17:1) Após 3 anos de seca os israelitas já cansados concordaram em encontrar Elias no Monte Carmelo para um confronto entre Baal e Deus Jeová. Os profetas de Baal gritaram e cortaram-se mas não conseguiram convencer o seu deus a que deixa-se cair um raio para queimar o sacrificio. Elias zombou deles e dizia que ele talvez não conseguisse ouvir, ou estava ocupado demais ou até que podia estar a dormir e precisavam de o acordar. (I Reis 18:27)

Quando os adoradores de Baal tinham finalmente desistido, Elias chamou fogo para o seu sacrifício encharcado com água, e Deus mandou descer um fogo tão intenso que consumiu até as pedras do altar. Então Elias matou os profetas de Baal.

O capitalismo, a ciência e o sexo são boas dádivas de Deus. Mas se nós colocarmos a nossa confiança nessas coisas (em vez de em Deus), Ele pode usar essas coisas para nos destruir!

Estará a história a repetir-se?

domingo, 7 de março de 2010

Podes falar com Deus em qualquer lugar



"E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate, abrir-se-lhe-á.
E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião?
Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?"

Lucas 11:9-13