quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Família


O Instituto Nacional de Estatística divulgou ontem um estudo que revela que em Portugal, a proporção de famílias com filhos em Portugal atinge os 56,8%. Pouco mais de metade do total das famílias! Refere ainda que nos últimos anos a tendência é termos cada vez menos filhos!

Notícia

O conceito de família tem-se vindo, acentuadamente a diluir de uma forma crescente no nosso país e na nossa sociedade. Todos sabemos o papel importante que a família tem no crescimento de qualquer indivíduo, o carinho, a solidariedade, o amor, os valores, o afecto, aspectos singulares que dificilmente receberemos fora do sei familiar com a mesma intensidade. O estado de uma nação é o reflexo das famílias que a compõem! Segundo esta notícia, estando a família portuguesa em risco, Portugal também está em risco! Numa altura em que grandes decisões políticas são tomadas contra o conceito Bíblico de família, a sociedade mantém-se impávida e serena, congratulando-se com o falso desenvolvimento de mentalidades, porém, damos graças Deus por ainda termos no responsável máximo do nosso país uma pessoa com valores cristãos e que tem tido discernimento e clarividência e até alguma coragem de dizer isto.

"Um país sem crianças é um país sem futuro, por melhores que sejam as políticas económicas, por melhores que sejam os aeroportos, os portos, as estradas que nós tenhamos!"

"(...)a família é o primeiro espaço de afecto e solidariedade."

Jesus, durante o seu ministério, alguma vezes também falou sobre as crianças e sobre a sua sinceridade de coração, como um exemplo para cada um de nós!

" E disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor? " Mateus 21:16

Os anos passam mas as palavras de Jesus continuam actuais. Precisamos na nossa sociedade da alegria das crianças, da sua sinceridade e genuinidade e do seu amor!

"Porque das crianças vem o perfeito louvor para Deus!"

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

PEGADAS NA AREIA

" Uma noite eu tive um sonho:

Sonhei que estava andando na praia com o Senhor, e através do céu, passavam cenas da minha vida.
Para cada cena que se passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia; Um era meu e o outro era do Senhor.
Quando a última cena da minha vida passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia, e notei que muitas vezes, no caminho da vida, havia apenas um par de pegadas na areia.

Notei também que isto aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver.Isso entristeceu-me deveras e perguntei ao Senhor:

- Senhor, Tu me disseste que, uma vez que resolvesse Te seguir, Tu andarias sempre comigo, todo o meu caminho, mas notei que durante as maiores tribulações do meu viver, havia apenas um par de pegadas na areia. Não compreendo porque nas horas que mais necessitava de Ti, Tu me deixastes...

E o Senhor me respondeu:
- Meu precioso filho, eu te amo e jamais te deixaria nas horas da tua prova e do teu sofrimento. Quando vistes na areia apenas um par de pegadas, foi exatamente aí, que EU, nos braços... TE CARREGUEI !"




sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Quem, eu?



Quem fez a boca do homem? ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? Vai, pois, agora e eu serei com a tua boca, e te ensinarei o que hás de falar." Êxodo 4:11,12


Sempre que tu imaginares o que DEUS estava a pensar quando chamou alguém como tu para uma aventura tão extraordinária de fé, lembra-te de um pastor idoso, mal humorado e com um registo de trabalhos mal feitos. O seu nome era Moisés. Um dos maiores líderes do Antigo Testamento foi também um do mais relutantes.

A sua história começou nos subúrbios de Midiã, uma região desolada a leste da península de Sinai. Depois de um começo promissor como filho adoptado na corte do Faraó, as começaram a descarrilar rapidamente. Matou um homem ao tentar defender um dos seus, e foi rejeitado pelo seu povo. Andou 40 anos escondido no deserto cheio de vergonha e fracasso. Mas DEUS ainda tinha planos para Moisés. Um dia, através de uma sarça ardente, DEUS lhe faz uma proposta (Êxodo 3:10).
Diante das circunstâncias e do seu passado, a reacção de Moisés é compreensível. Ele diz a DEUS: "Quem sou eu?"
Reconheces este tipo de reflexo? DEUS planta uma semente no teu espírito - um plano fora do comum, estimulante, para alargares o teu território em nome dELE. Mas tu começas a ver algumas coisas que DEUS deve-se ter esquecido. Vês por exemplo, o que os outros que já foram bem sucedidos parecem ter e tu não, o teu passado questionável, personalidade difícil, habilidades enferrujadas, etc ...
Mas DEUS insiste e prevalece sobre Moisés. E depois de Moisés ter dito sim, DEUS usa este pastor tímido e relutante, para realizar um dos feitos de liderança mais espantosos da história.

Se algum dia deres por ti a pensar porque razão DEUS chamou alguém como tu, leia o eloquente discurso de despedida deste pastor (livro de Deuternómio) e encontrarás um homem tão transformado por uma vida ao lado de DEUS, que só fala do que DEUS pode fazer e não passa um minuto a falar do que ele próprio pode fazer ou não.

in A Oração de Jabez (adaptado)