domingo, 30 de agosto de 2009

sábado, 22 de agosto de 2009

O Prumo


“Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o de acordo com a tua palavra.” Salmos 119:9

Embora a ilustração possa não estar directamente ligada a este versículo, costumo, ao ler esta passagem, pensar na palavra de Deus como um prumo. Um prumo é um instrumento bastante utilizado na construção civil, para avaliar a verticalidade de um muro por exemplo.

Se pensarmos na nossa vida como uma construção que na realidade é, à luz deste versículo, a palavra de Deus pode ser considerada como um prumo com o qual podemos aferir se estamos a crescer de uma forma correcta ou se esta construção está a crescer torta.

Ao meditar neste assunto por um pouco, todos nós chegaremos à conclusão, que na sociedade na qual estamos inseridos, nos dias que correm, é difícil encontrar referências pelas quais o ser humano se possa pautar. Isto acontece devido à relativização da verdade e dos valores. Estamos rodeados por um pensamento relativista e permissivo que leva a que quase todas as formas de comportamento sejam consideradas válidas. Em última análise, a verdade e os valores são relativos. O que é certo para mim pode não ser para ti, o que tu dizes ser a verdade para ti pode não ser para mim, e estamos todos certos, contanto que sejamos felizes assim, ninguém tem o direito de dizer que o outro está errado.

Mas isto não é verdade!

E a prova disso está à vista de todos. Este tipo de comportamento gerou uma sociedade egoísta, egocêntrica, indiferente, e tantas vezes desumana. O que importa é que o indivíduo satisfaça todos os seus desejos e se sinta bem consigo mesmo, as consequências dessa atitude são meros danos colaterais. Mas finalmente quando se acorda desta utopia, sente-se a solidão, o desespero, e para muitas pessoas a única solução parece ser o suicídio.

Mas mesmo dentro da igreja de Jesus Cristo vemos uma crescente permissividade para com comportamentos e situações.

De facto cada um de nós, se deve analisar pessoalmente de forma a verificar que rumo toma a sua vida, e de que forma a está a construir.

É indispensável um prumo, com o qual avaliar as nossas vidas e saber se realmente estão crescer correctamente.

Este prumo, esta direcção é a palavra de Deus. Podemos viver vidas desgovernadas, que seguem em direcção incerta ou crescem tortas, mas o final será a frustração, a desilusão e o desespero. Se quisermos observar a nossa vida segundo a palavra de Deus, e corrigi-la à medida que observamos, o resultado será não só uma vida pessoal realizada, mas muito mais que isso, uma vida com sentido, para nós mesmos, para aqueles que nos rodeiam, uma vida que agrada e glorifica o nosso Deus criador. Só assim seremos verdadeiramente felizes.

No entanto é preciso que este seja um acto continuado e não esporádico. Para observarmos o nosso caminho, a nossa vida, segundo a palavra de Deus é necessário que a leiamos, que meditemos nela todos os dias. Se não temos isso como hábito, devemos cria-lo. Mas como sabemos os bons hábitos são difíceis de ganhar e por vezes fáceis de perder, por isso deixo-vos uma sugestão de Billy Graham que li à pouco tempo:

“Semeia um pensamento, e colherás um acto.
Semeia um acto, e colherás um hábito.
Semeia um hábito e colherás um carácter.
Semeia um carácter e colherás um destino.”

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Eu Sei De Quem Sou!

A certa altura na igreja de Corinto, levantou-se uma contenta:
"... cada um de vós diz: eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo." I Coríntios. 1:12
Já na altura haviam pessoas confusas quanto a quem deviam seguir. Hoje existe um leque bem mais alargado quanto a caminhos, individualidades, formas de pensar com os quais as pessoas se podem identificar e vir a seguir,mas quanto a mim, eu digo "Eu sei de quem sou, eu sou de Cristo"
E porquê? Que tem esta pessoa de extraordinário para que me identifique com Ele, o siga e o tenha como Salvador? Foi Ele que morreu na cruz pelo meu pecado, sofreu o castigo que estava guardado para mim pecadora, e para toda a humanidade. Para além disso, Ele tem feito coisas extraordinárias em minha vida, e o quê? A letra da música é bem explicita:
"estava longe, me achaste; estava cego, mas tornei a ver; nova canção criaste em mim"
"estava fraco, me curaste; quase a morrer e me deste vida; Tu és a minha identidade"
Sim, agora há vida em mim, porque Ele me perdoou e tornou-se meu amigo. Ele me aceita tal como sou e me ama, e por tudo isto posso dizer que estou segura...
Não posso dizer outra coisa se não: "Eu sou Teu, Jesus!"
Queres tu ser de Jesus?

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

FERMENTO

"Disse-lhes outra parábola: O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado" (Mateus 13:33)


O fermento na Bíblia é sempre tratado como algo ruim, e aqui é tratado como algo bom, positivo. Jesus está falando que o Reino de Deus é como o fermento. Quando o fermento entra em contacto com a massa, na hora que ele solta as suas propriedades químicas, é impossível que aquela massa continue a mesma; a hora que o fermento é inserido dentro de uma massa, ela muda, ocorre transformação dentro daquela massa… e todas as vezes, sem excepção, que o Reino de Deus entra na vida de uma pessoa, a vida dessa pessoa muda, por isso o Reino de Deus é como o fermento. Sempre que ele é inserido, acontece transformação na vida de uma pessoa; se é inserido numa igreja, a igreja muda; se uma cidade inteira absorver os valores do Reino de Deus, a cidade inteira muda porque o Reino de Deus tem a propriedade que transforma a vida do ser humano. Podemos ler a Bíblia toda e ela é inerrante numa coisa, em revelar o amor de Deus, é para isso que ela foi escrita, e nisso ela não erra nunca. Não tem como ler a Bíblia inteira e não chegar a uma conclusão: Deus ama o homem. E na Bíblia inteira vais ver que os que já entenderam isso foram convocados a espalhar o fermento. Tem gente vivendo angustiado, gente vivendo com culpa, gente vivendo com medo, e aquele que já entendeu que é amado deve fermentar o mundo com essa mensagem: Deus ama as pessoas, Deus não faz distinção entre um e entre outros.