quarta-feira, 27 de maio de 2009

Senhor, quero confiar em Ti ...



Quando éramos crianças costumávamos fazer um pequeno orifício em cada um dos extremos de um ovo e depois soprávamos o conteúdo para fora. Colocado numa tigela, aquele ovo parecia igual a qualquer outro, mas estava oco. Quando se pressionava partia-se facilmente, em pedaços.
Podemos pensar neste ovo, quando passamos por curvas apertadas.

Quando um relacionamento nos causa tensão, quando a doença nos rouba os dias, quando o estômago se aperta com o stress de contas por pagar, quando o inesperado acontece, despedaças-te como uma casca de ovo vazia ou sabes onde encontrar força para o íntimo da tua alma?
A Palavra de Deus, a Bíblia, contém princípios (do Deus que nos compreende) que precisamos para enfrentar as curvas apertadas da vida.

ROMANOS 15:13 "Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperanças pela virtude do Espírito Santo." -> PROMESSA

GOZO, PAZ e ESPERANÇA que nos são oferecidas por Deus em momentos de desespero. No entanto, Ele só o fará SE .. fizermos a nossa parte - que é aquela frase pequenina que diz "em crença".

MAS, COMO É QUE ALGUÉM CONFIA QUANDO AS ONDAS ESTÃO A VIR RAPIDAMENTE E AMEAÇAM SUBMERGIR-NOS ??

Deus não só nos deixa a promessa, como também nos deixa a Fórmula na Sua Palavra: "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim; novas são a cada manhã; grande é a tu fidelidade." Lam. 3:22,23

Quando somos atingidos pelas tribulação, muitas vezes esquecemo-nos do grande amor que Deus tem para connosco. Somos consumidos pelo stress, pelos nossos medos e .. quantas vezes acusamos Deus disso?
No entanto, as misericórdias do Senhor nunca falham, e elas são os Seus recursos para nos transportar ao longo do dia pelos pontos difíceis da nossa tempestade presente.
Se descansarmos no Senhor e nos seus recursos, não seremos consumidos. Nao seremos partidos em pedaçõs como a casca de um ovo. E .. descobriremos a sua fidelidade a cada passo.. e isso é confiar.

Ele nao promete uma vida livre de tempestades mas promete ser uma âncora na tempestade para que não venhas a submergir.



(adaptado: Mulher Criativa)

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Feitura de Deus


Se não reconhecermos a Deus, seremos como náufragos no universo. Na melhor das hipóteses, seremos animais desenvolvidos, na pior, seremos a poeira cósmica apenas reorganizada.
Com Deus no teu mundo, tu não és um acidente nem um incidente, és um presente para o Mundo, uma obra de arte divina, assinada pelo Senhor.
Um dos melhores presentes que um dia um menino recebeu foi uma bola de futebol autografada por vinte jogadores profissionais de uma equipa. A bola em si nada tem de especial ou diferente das outras, até foi comprada numa loja normal de desporto. O que faz dela uma raridade são as assinaturas nela inscritas.
A mesma coisa é válida connosco, no esquema da natureza nós não somos as únicas criaturas com carne, cabelo, sangue e coração, mas o que nos torna especiais não é o nosso corpo, mas sim a assinatura de Deus em nossa vida. Somos as suas obras de arte, criados á sua imagem e semelhança para fazer coisas boas. Somos significativos, não devido ao que fazemos, mas Àquele a quem pertencemos.
Quem tem mais motivos para adorar do que o astrónomo que viu as estrelas? Do que o cirurgião que segurou um coração? Do que o oceanógrafo que ponderou sobre as profundezas do mar?

Quanto mais aumentamos em conhecimento, mais devemos nos sentir maravilhados pela obra de Deus em nós e em toda a criação!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

É tempo de semear ..

"Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui. Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne, da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito, do Espírito colherá vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé."
Gálatas 6:6 a 10

Neste preciso momento que estás a ler este texto, em algum lugar do mundo, existe uma pessoa que, com uma mão cheia de sementes as vai espalhando pelo solo. Um simples acto mas com repercussões enormes. Em breve, essas pequenas sementes começarão a desenvolver-se e a transformar por completo o lugar onde foram plantadas. O solo, cuidadosamente preparado, que hoje parece árido será um campo preparado para a colheita.

Deus deu-nos para a mão um saco, o Amor de JESUS. Este saco está repleto de sementes, sementes que podem mudar por completo a paisagem de uma vida, mesmo o campo mais árido. Podemos semear amor, alegria, paciência, compaixão, compreensão, e assim semeamos a JESUS.
No entanto, escolhemos muitas vezes recorrer ao "velho saco", aquele repleto de tristeza, amargura, ódio ... e semeamos isso nos lugares que nos rodeiam ..
A nossa natureza pecaminosa diz para satisfazer o nosso "eu", no entanto o Espírito Santo nos impulsiona a agradar a Deus. ".. Porque o que semeia para a sua própria carne, da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito, do Espírito colherá vida eterna." v8

E tu, o que tens escolhido fazer?
Tens semeado a guerra ou a paz? o ódio ou o amor? a ofensa ou o perdão? a dúvida ou a fé? o desespero ou a esperança? a tristeza ou a alegria? as trevas ou a luz?

Hoje é tempo de semear o bem e não o mal. Deus prometeu: ".. a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos" v9

O que semeares hoje, vais colher amanhã.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Quem dizes que Jesus é?

“Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem?
Mas vós quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” (Mateus 16: 13, 15 e 16)

Quase todos os anos surgem novas revelações acerca de quem Jesus é. Surgem pessoas que descobrem novos indícios que levam a crer que Jesus afinal não era quem afirmava ser. Todas estas pessoas apresentam as suas provas e não admitem que podem estar erradas naquilo que dizem.

O que não deixa de ser curioso é, a maioria dessas afirmações contradizem-se entre si. Se fosse acerca de outra pessoa, que não a de Jesus, todas essas provas teriam um carácter duvidoso e teriam sido consideradas infundadas. No entanto, para desmentir o facto de Jesus ser quem afirmava ser, até um pano, ou qualquer outro objecto com milhares de anos serve para desacreditar a pessoa que Ele afirmou ser, mesmo que não se possa provar que alguns destes objectos realmente Lhe pertenciam.

Fugir à verdade e arranjar provas que nos façam pensar que aquilo em que devíamos acreditar está errado, não passa de um sentimento de medo. Medo de que realmente Jesus estivesse a ser sincero afirmando ser quem era, medo de que as palavras d'Ele sejam verdade e então, tomamos consciência de que se é verdade, todos os Seus ensinamentos também o são. E aí, ao sabermos destas coisas não podemos acalmar as nossas consciências quando estas nos acusam de fazermos o que está errado (de pecarmos) e não vivermos aquilo que Deus diz na Bíblia.

É importante que cada um de nós saiba definir quem Jesus é para si mesmo. Isso muda a forma como pensamos acerca do mundo, da própria vida e do que acontece quando ela termina.

E tu? Quem dizes que Jesus é?